SÃO PAULO – O Sepetiba Tecon inaugura amanhã (25), seu novo cais do Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Consolidado como um terminal estratégico na região sudoeste pelos investimentos realizados em sua infraestrutura e região, em fevereiro deste ano, o Sepetiba Tecon recebeu dois novos Portêineres Super Post Panamax e quatro RTGs (Rubber Tyred Gantry Cranes). Os investimentos colaboraram para melhorar a produtividade do terminal que comemorou seu recorde de produtividade em operações de contêineres alcançado em julho na operação do navio Maersk Santana.
O terminal atingiu a marca de 108,4 movimentos por hora (MPH), com movimentação em 13 horas de 1.279 contêineres, onde 5 ternos operaram simultaneamente. O Sepetiba Tecon também concluiu em 2014 a primeira fase das suas obras de expansão com a equalização do berço 301 em 270 metros de cais acostável, permitindo a operação simultânea de navios de grande porte.
Atualmente o terminal conta com três berços de atracação, sendo 810 metros de cais contínuo para operação. Na primeira fase de expansão já concluída, o terminal teve 810 m de cais contínuo, permitindo navios de 9.000 Teus simultaneamente com capacidade de 650.000 Teus. Os investimentos chegaram a R$ 176 milhões. A segunda fase de expansão prevê 1.070 metros de cais contínuo, permitindo navios de até 11.000 Teus simultaneamente.
De acordo com o terminal, o complexo está pronto para atender todo o potencial de crescimento de cargas que a via expressa irá gerar. O Arco Metropolitano vai estruturar toda a malha rodoviária da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Cinco grandes eixos rodoviários do país passam pela sua extensão e terão acesso facilitado ao Porto de Itaguaí. Ainda segundo o terminal, haverá ainda melhora na saturada circulação entre as regiões do Rio de Janeiro, trazendo uma enorme contribuição para o aumento da vantagem competitiva do terminal.
A perspectiva de diversificação das operações do Sepetiba Tecon hoje está segmentada principalmente em movimentação de contêineres, produtos siderúrgicos e carga geral.
Fonte: Guia Marítimo-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.