por RedacaoT1
Foto: Menahem Kahana/AFP
Entre 1º e 16 de setembro, devem desembarcar no Brasil em torno de 119 mil toneladas de trigo vindos dos Estados Unidos, do Canadá, da Argentina e do Uruguai, segundo informações da empresa de agenciamentos marítimos Williams.
Desse total, 39,490 mil toneladas vão desembarcar no dia 16 deste mês no porto gaúcho de Rio Grande. O volume será trazido em dois navios: um de 23,750 mil toneladas, da Transgrain, e outro, de 15,740 mil toneladas, da americana Cargill. Ambas embarcações trazem o cereal do porto de Bahia Blanca na Argentina.
No porto de Santos (SP) desembarcou no dia 1º deste mês 12,5 mil toneladas do cereal trazido do Uruguai pela multinacional Bunge, conforme a Williams.
Pelos portos do Nordeste, entraram entre o dia 2 e 8 deste mês, 67,906 mil toneladas de trigo, vindo do Uruguai, Canadá e Estados Unidos.
O Brasil é um importador líquido do cereal, uma vez que consome 11 milhões de toneladas por ano, para uma produção que, nesta safra, será próxima de 7,7 milhões de toneladas.
Esses volumes importados entram no mercado no momento da colheita de uma grande produção nos principais Estados produtores de trigo do país — Paraná e Rio Grande do Sul.
Nesta safra 2013/14, a Conab elevou para 7,67 milhões de toneladas a projeção de colheita de trigo no país, ante 7,5 milhões de toneladas estimadas em agosto. Se confirmada essa produção, será 38,7% superior a de 2012/13, quando o país colheu 5,53 milhões de toneladas.
Fonte: Valor Econômico, Por Fabiana Batista
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.