terça-feira, 20 de maio de 2014

Reclamações caem drasticamente - Portos do Rio de Janeiro

O UPRJ surgiu em setembro de 2013, quando 02, dos 03 terminais de containers do Estado do Rio de Janeiro, viviam um momento muito complicado em suas operações, oferecendo aos usuários um serviço com qualidade bem abaixo do mínimo tolerável. Problemas de sistema, mau atendimento, faltas de janelas para carregamento, demoras absurdas no carregamento, cobranças indevidas a exportadores, ou seja, tantos problemas que eram convertidos em verdadeiros convites para que muitos usuários abandonassem os nossos portos e fossem buscar soluções nos portos de santos e do sul do país. O resultado de todos os problemas foi verificado através do Premio Eficiência Portuária 2013 em que a MultiRio ficou com 94% dos votos.





O UPRJ virou um concentrador de reclamações e todos os relatos de usuários e seus prestadores de serviços foram passados com fidelidade absoluta ao órgão regulador. Embora Libra e Sepetiba Tecon tenham melhorado muito, isso tendo em vista a drástica queda nas reclamações, que hoje viraram pontuais e não mais de rotina, mesmo assim, não trabalharemos com memória curta e exigiremos que assinem com a ANTAQ um Termo de Ajustamento de Conduta. Muito embora a Resolução 3.274 traga a previsão de multas para as diversas condutas praticadas pelos terminais, consideramos os valores irrisórios frente ao faturamento dos operadores, sendo imperioso mencionar que em um país cuja legislação permita tantos recursos, dificilmente essas multas serão aplicadas.

Seja como for, ao que tudo indica, os portos do Estado do Rio deram um passo enorme para que, em breve, sejam reconhecidos pela eficiência. Hoje, podemos afirmar que os nossos terminais estão trabalhando de forma positiva, muito ao contrário do que estamos assistindo nos terminais de Santos, por exemplo. Podemos afirmar que os nossos terminais hoje atendem muito melhor que os do principal porto do Brasil e isso se deve ao fato dos usuários daqui terem reagido aos diversos problemas, exigindo um minimio de qualidade. O que está acontecendo hoje é a prova maior de que quando os usuários trabalham juntos e no mesmo sentido, os panoramas mudam drasticamente a favor daqueles que fazem a roda da economia girar.

Porém, mesmo com todo esse empenho de positivar os portos do Estado do Rio, precisamos avaliar que o segundo semestre está chegando e com ele o aumento do volume de cargas. Assim, é importante que a ANTAQ atue junto aos armadores para que sejam reduzidas drasticamente as omissões de portos, vez que no ano passado o Brasil se deparou mais de 300 vezes com esse problema. É necessário que a nossa Agência trabalhe sério e forte para conter os armadores, vez que eles sabem com bastante antecedência que seus navios não escalarão os portos. Da mesma forma, como atraso de embarque e omissão de porto confronta terminal com armador, é importante que a ANTAQ atue de forma severa para conter cobranças ilegais contra exportadores, com vem acontecendo no porto de Santos. Enfim, o que desejamos da ANTAQ não é nada de grandioso, apenas o básico de uma agência reguladora, ou seja, controle, fiscalização, acompanhamento de mercado e regulação no sentido amplo da palavra.

Semana passada foi noticiado pelo Jornal Valor Econômico que o Edital de Licitação para dragagem do porto do Rio de Janeiro sairá até o final do mês de maio deste ano e que, por consequência, somente teremos o porto do Rio de Janeiro dragado em 2015, no mínimo. Isso, de fato, é extremamente preocupante para os usuários, que viverão, pelo menos mais um ano, sem poder desfrutar de um ambiente concorrencial saudável, correndo o risco de conviver com problemas operacionais por conta de tanta demora que, inevitavelmente, se converte em prejuízos financeiros enormes.

Por André de Seixas
Editor do Site dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro

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