sexta-feira, 23 de maio de 2014

Camex adia decisão sobre corte da taxa de importação do trigo

RedacaoT1
Foto: Appa
Foto: Appa
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) adiou a decisão nesta quinta-feira sobre se mantém ou não a cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC) que incide na importação de trigo de fora do Mercosul, segundo informou o ministro da Agricultura, Neri Geller, ao sair da reunião.
A medida vem sendo pleiteada pela indústria que alega enfrentar dificuldades para comprar o produto, diante das restrições de exportações da Argentina, historicamente o principal fornecedor do produto ao Brasil.
Para o ministro, a isenção da TEC poderia “desencorajar” o produtor nacional de trigo, que tende a interromper parte do plantio do cereal que está ocorrendo neste momento, em especial, no Rio Grande do Sul. Atualmente, a TEC é de 10%.
Geller disse que há a indicação de aumento na produção do trigo do Brasil e queda nos preços do produto. A abertura de importação de fora do Mercosul sem a TEC poderia pressionar ainda mais para baixo os preços internos do cereal.
Segundo ele, os técnicos do governo continuarão monitorando o mercado. E, se for o caso, poderá ser marcada uma reunião extraordinária da Camex para voltar a discutir o assunto.
Fonte: Valor Econômico, Por Rafael Bitencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.