quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Brasil Terminal inicia linha entre Santos e Europa

SANTOS – A chegada do navio Maersk Lanco ao cais da Brasil Terminal Portuário (BTP), na Alemoa, no Porto de Santos, no último domingo, deu início a um novo serviço que interliga portos da América do Sul e da Europa. A linha, denominada Samba, terá duas escalas semanais, sendo uma cumprindo a rota Sul e outra a rota Norte.

O Maersk Lanco veio do sul do continente americano e tem como destino portos europeus, após carregar 1.400 de contêineres.

No início da noite da última segunda-feira, escalou na BTP o navio Maersk Lins, que faz a rota contrária. Ele veio da Europa com destino ao Sul da América do Sul. No terminal, está previsto o desembarque de cerca de 1.350 contêineres. O cargueiro retornará à instalação no próximo dia 31 para o embarque de novas unidades. “Com o início do Samba, completamos todos os serviços previstos para o terminal para este ano”, afirma Alan Lear, diretor comercial e de Marketing da BTP.

A recepção dos navios deste serviço só foi possível após a homologação dos novos calados operacionais (distância máxima entre a linha d’água e o fundo da embarcação) do Porto. Atualmente, no trecho do canal onde o terminal está, é permitida a navegação de embarcações com 12,6 metros de calado. São cargueiros com capacidade média de 7 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

De acordo com o diretor-presidente da BTP, Henry Robinson, “a nova profundidade autorizada impacta positivamente e restabelece maior isonomia competitiva entre os terminais instalados no Porto”.

Os berços do terminal também estão preparados para atracações de navios de maior porte, com calados operacionais entre 12,8 e 12,9 metros, o que coloca a BTP em equiparação operacional aos demais terminais do Porto.

Agora, a expectativa da empresa é de que as obras da dragagem de manutenção, a cargo da Secretaria Especial de Portos (SEP), resultem em profundidades de 13,2 metros em curto prazo, até alcançar patamares entre 15,4 e 15,7 metros em toda a extensão do canal do Porto, possibilitando o recebimento de navios com capacidade superior a 9 mil TEUs.

Fonte: A Tribuna-Santos

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