Brasil Econômico - 18/06/2012
A expectativa por novas ações do governo fez moeda cair 0,66%
O cenário externo mais positivo e a expectativa de que o governo brasileiro possa tomar mais medidas em relação ao câmbio fizeram o dólar cair ante o real pela segunda sessão seguida na sexta-feira. O dólar fechou em queda de 0,66%, cotado a R$ 2,04 na venda.
Na semana passada, porém, a moeda americana acumulou alta de 1%, impulsionada pela maior aversão ao risco no exterior e especulações vistas no início da semana.
"Não houve nada de diferente nos mercados, e o dólar se manteve no mesmo patamar. Continuam as expectativas de que o governo pode retirar o IOF para a posição vendidas no mercado futuro e tomar outras medidas", afirma o diretor de câmbio da Pioneer Corretora, João Medeiros.
Uma integrante da equipe econômica afirmou que o governo já estuda novas medidas para melhorar o fluxo de recursos externos e diminuir a volatilidade no câmbio, entre elas reduzir a alíquota do IOF na posição líquida vendida em derivativos cambiais e nos investimentos estrangeiros em renda fixa.
Também na véspera, o governo decretou a redução do prazo sobre empréstimos externos que tem incidência da alíquota do IOF de 6% para até dois anos. O prazo anterior era para até cinco anos.
Para Medeiros, a medida sobre empréstimos externos não tem um impacto imediato no fluxo ao Brasil, mas medidas como redução do IOF sobre a posição vendida em derivativos poderia ter um impacto maior e ajudar o dólar a voltar a ter uma tendência de queda ante o real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.