quarta-feira, 13 de junho de 2012

Exportação de carne suína sobe 19%

Brasil Econômico - 13/06/2012
Vendas cresceram em maio, apesar do embargo russo ao produto brasileiro, que está prestes a completar um ano, diz Abipecs
Reuters
Apesar do embargo russo, que já completa um ano, e da quase paralisação das vendas para a Argentina, as exportações de carne suína do Brasil em maio subiram 18,71% em volume ante 2011, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs).

O Brasil exportou 53.404 toneladas de carne suína no mês passado, ante 44.988 toneladas em maio de 2011.

As exportações de maio representaram US$ 138,4 milhões, 9,27% a mais que a receita de maior do ano anterior.

"O bom desempenho das exportações, em maio e no acumulado do ano, é um fato positivo e se deve, antes de mais nada, ao esforço das empresas, apesar do embargo russo", disse o presidente da associação Pedro de Camargo Neto.

Rússia

O volume de vendas para a Rússia caiu 12,45% na comparação com maio de 2011, para 13.814 toneladas, ou US$ 41,49 milhões. No acumulado do ano, a queda foi de 47,5% no volume, totalizando 44.108 toneladas.

Com esta redução, a Rússia deixou de ser o principal mercado brasileiro no mês de maio, sendo ultrapassada pela Ucrânia, para onde foram vendidas 15.959 toneladas, ou 29,9% do total. A Rússia ficou com 25,9% do volume exportado.

A Ucrânia aumentou suas compras em quase 220% em maio em relação ao mesmo mês de 2011. De janeiro a maio deste ano, o crescimento foi de 259,64% em volume e 215,9% em receita, para 52.848 toneladas e US$ 138,76 milhões.

Em abril, a Rússia havia figurado como principal mercado para o produto brasileiro, também de acordo com a Abipecs, com uma participação de 29,15% do total exportado.

Embargo

O número de estabelecimentos autorizados a exportar para a Rússia aumentou, mas, segundo a Abipecs, nenhuma empresa dos três estados embargados - Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso - foi autorizada a vender para a Rússia. "Trata-se de uma clara discriminação", afirmou Camargo Neto.

Argentina

Já as vendas do produto brasileiro à Argentina em maio recuaram 97% em volume, para 94 toneladas, uma receita de US$ 195 mil, ante as 3,246 mil toneladas em maio de 2011. Nos cinco primeiros meses do ano, a queda das vendas foi de 64,76% em volume, para 5.840 toneladas.

Principais mercados

Os principais mercados da carne suína brasileira no acumulado do ano foram Hong Kong, com quase 25% de participação das compras, seguido de Ucrânia, Rússia, Angola e Cingapura.

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