sexta-feira, 15 de junho de 2012

FALTA INTEGRAÇÃO PARA QUE PORTO 24 HORAS SEJA REAL


O atendimento ininterrupto da aduana como forma de efetivar o Porto 24 horas foi defendido durante o 7º Encontro de Logística e Transportes, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Para especialistas, não basta ter instalações portuárias operando 24 horas, mas é preciso que toda a cadeia logística atue ao longo desse período.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan), Marcelo Marques da Rocha, considera o desencontro de horários entre terminais, áreas retroportuárias, clientes e usuários um dos principais entraves para que se tenha o Porto 24 horas.

Para tanto, a palavra de ordem é integração, segundo o presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários, Wilen Manteli. Ele argumenta que não adiantam terminais 24 horas se todas as demais autoridades, que têm autonomia sobre a operação, e os anuentes envolvidos no desembaraço não estiverem presentes.

Manteli lembra que o transporte é o maior custo para a indústria. A média de 15 dias entre fábrica e porto e os serviços insuficientes elevam o custo da operação. "É preciso ter consciência de que os adversários são os concorrentes e que todos nós estamos sujeitos à forte competição. Somos responsáveis pelo resultado final de cada operação", considera.

De acordo com Manteli, a média de trabalho de 8 h/dia é inadmissível para um país que vive um momento de oportunidades como o Brasil. "Os órgãos de menor velocidade determinam todo o funcionamento do porto e, por isso, é preciso coordenação entre todos os atuantes", avalia.

Outro problema levantado pelo membro do Conselho Empresarial de Infraestrutura do Sistema Firjan, Silvio Ferreira de Carvalho Júnior, é o uso do mesmo gate para importações, exportações e contêineres vazios. "Uma mesma fila, criando grande dificuldade, quando no caso do contêiner vazio não há dependência de inspeção", diz.

Também a falta de pessoal esteve entre os argumentos debatidos pelos especialistas. O representante da Firjan disse que tal alegação é sempre a justificativa apresentada e que, por isso, não se consegue fazer frente à implantação global do Porto 24 horas. (Redação: Andréa Campos)

Fonte: Aduaneiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.