terça-feira, 11 de março de 2014

Como saber se uma pessoa física ou jurídica está habilitada no Radar?

Fonte: Intercontinental Logística


Você está interessado em importar ou exportar seus produtos, e não sabe se ainda está registrado no Siscomex ou quer obter o Radar para realizar operações de comércio exterior.

Saiba que não há como consultar a base de dados da Receita sem ter a representação do importador ou exportador. Somente despachantes habilitados podem consultar o Siscomex, sendo assim, podemos concluir que se a empresa possui Habilitação no Radar e obrigatoriamente uma pessoa física responsável pela empresa cadastrada no Siscomex, a alternativa para saber se a empresa possui Radar é tentar habilitar um Despachante no Radar, conforme abaixo:

Passo a Passo para Habilitação de Despachantes no Radar.


Abrir Windows Explorer e acessar ao site da Receita Federal:
http://www.receita.fazenda.gov.br
Ir em Aduana e Comercio Exterior;
Siscomex: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/Siscomex/siscomexDefault.htm;
Acessos aos Sistemas Web: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/Siscomex/acessosistemas.htm;

Cadastro de Representante Legal:

Será aberta outra janela de navegação onde o usuário (pessoa física responsável pela empresa cadastrada no Radar) deverá acessar o sistema com seu certificado digital (e-cpf).

Dentro do sistema de Cadastro de Representante Legal o sistema solicitará o CNPJ da Empresa.
Após incluir o CNPJ teremos as seguintes opções:
Incluir;
Alterar;
Consultar;

OBSERVAÇÕES:

Se o responsável pela empresa no Siscomex chegou até essa fase da Habilitação de Despachantes a empresa está cadastrada no Radar e a inclusão do CPF do despachante poderá ser efetuada, se ocorrer algum erro na tentativa de acesso verificar se:
a) a pessoa física representante da empresa perante o siscomex foi habilitada no SERPRO (Alternativa válida para empresa com inclusão recente no Radar); e

b) há problemas no sistema que o tenha deixado indisponível.

SERPRO: 08009782331
CERTIFICADO DIGITAL: 08007282323

Esgotando essas alternativas sem a possibilidade incluir, alterar ou consultar, a empresa deverá solicitar a sua habilitação no Radar.


Se não houve problema: Selecione a opção “Incluir”, digite CPF do despachante a ser habilitado, informar validade de representação, informar tipo de representação e por fim informar a Identificação. 

Após incluir todos os despachantes, clique em enviar. Pronto, despachantes habilitados.

Após a Inclusão, vá à consulta e visualize todos os despachantes cadastrados.

Imprimir em formato pdf e nos enviar cópia do cadastro.

Se você quer solicitar a sua habilitação ou de sua empresa no Radar e quer saber quais dados, formulários e documentos que devem ser fornecidos, seguem abaixo nossos os custos para a prestação de informações, solicitação e habilitação:

Para habilitação de pessoas físicas ou jurídicas no Radar, bem como, a informação de dados, documentos e formulários necessários nossas condições de pagamento são as seguintes:

1) Habilitação de pessoa física no Radar = R$ 1.000,00 (Hum mil reais); e
2) Habilitação de pessoa jurídica no Radar = R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais).

Itens 1 e 2 acima: 50% na contratação e 50% em 30 dias.


Envie suas dúvidas envie um e-mail para: comercial@iccomercioexterior.com.br ou entre em contato através do telefone: (21) 3185-5025.

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