quinta-feira, 26 de abril de 2012

Libor poderá balizar exportações para países menos desenvolvidos


26/04/2012 17h09 - Atualizado em 26/04/2012 17h30

CMN muda piso de juro para exportar para países menos desenvolvidos

Decisão foi tomada pelo CMN nesta quinta, informou Ministério da Fazenda.
Até o momento, taxa não poderia ser inferior a 2% ao ano, lembra governo.

Do G1, em Brasília


O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (26) resolução que altera o piso dos juros nas operações de crédito, para compra de produtos brasileiros, nas vendas externas para países considerados "menos desenvolvidos", informou o Ministério da Fazenda.
Até o momento, segundo explicou o governo, o piso era de 2% ao ano. Com a mudança na regra, o piso será de 2% ao ano ou a taxa Libor (taxa de juros preferencial do mercado internacional, utilizada entre bancos de primeira linha no mercado de dinheiro) – o que for menor. De acordo com o Tesouro Nacional, o piso de 2% ao ano, que valia até hoje, foi fixado em um contexto em que a taxa Libor flutuava em torno de 4,5% ao ano. Atualmente, porém, está em um patamar abaixo de 2% ao ano.
De acordo com o Tesouro Nacional, com a taxa mínima de 2% ao ano (piso que vigorava até então), o governo brasileiro vinha sendo obrigado a conceder prazo superior ao desejado para que as condições necessárias fossem alcançadas em cada operação. 
"Essa alternativa aumentava o risco de inadimplência da operação, pois o prazo do repagamento poderia ser muito superior ao praticado pelo mercado, podendo, inclusive, superar a vida útil do bem", explicou o governo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.