segunda-feira, 6 de abril de 2015

“Anexação Eletrônica de Documentos”

Prezado Operador de Comércio Exterior,

Por meio do módulo Anexação Eletrônica de Documentos”, o Portal Único de Comércio Exterior – Siscomex ampliou o uso de documentos digitalizados e simplificou operações. Desde o início do trabalho, em dezembro, com o lançamento da nova funcionalidade, já foram entregues mais de 23 mil documentos para a instrução de operações de importação e exportação. Assim, o Programa Portal está cumprindo o compromisso de entregas graduais para facilitar a vida dos usuários do Siscomex e também dos órgãos públicos que trabalham no controle das operações.

A utilização da ferramenta de anexação para os processos de comércio exterior na SECEX teve resultados expressivos em termos de agilidade na análise.  A Receita Federal do Brasil depois de implantar, com grande sucesso, um projeto piloto em quatro unidades do país, no final de 2014, prevê, até julho deste ano, a adoção da ferramenta em todos os processos referentes às declarações de importação que precisem ser instruídas por meio de documentos. Todos os demais anuentes estão comprometidos com a adesão ao sistema Anexação. Ainda no primeiro semestre, a Anvisa espera que todas as suas unidades estejam trabalhando com documentos digitalizados na análise de seus processos.


Esta iniciativa é parte do contexto das ações de governo que visam a melhoria do ambiente de negócios e o fortalecimento da competitividade da indústria nacional, com foco no comércio exterior.

Reforçamos que não é necessário nenhum cadastro específico para utilização dessa nova solução. Basta acessar a página inicial do Portal Siscomex em www.siscomex.gov.br  para saber mais sobre esta e outras funcionalidades. 

Em breve, o Portal Único será o canal exclusivo de comunicação entre o governo e os operadores de comércio exterior. Contamos com todos, para, juntos e, passo a passo, seguirmos simplificando e modernizando as operações de comércio exterior brasileiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.