terça-feira, 17 de março de 2015

Correção da tabela do IR: Governo engana contribuinte

Divulgação
A MP 670 foi publicada com a correção da tabela do Imposto de Renda variando entre 4,5% para as alíquotas mais altas e 6,5% para a faixa de isenção. Aparentemente o governo cedeu à pressão popular, corrigindo a tabela acima dos 4,5% que pretendia inicialmente.

Mas a correção vale apenas a partir de abril, ou seja, o governo se apropriou de 3 meses de inflação e na verdade diminuiu o custo do benefício. A tal ponto que, corrigindo a tabela em até 6,5% a partir de abril, gastará menos que se corrigisse em 4,5% a partir de janeiro, como constava na MP que mandou ao Congresso no ano passado, durante a campanha eleitoral, e que caiu por decurso de prazo. Na prática o governo garfará o contribuinte em algo perto de 1,5 bilhão com a manobra.

O pior é que a economia será feita às custas do trabalhador e, mais que isso, tentando enganá-lo, ao fingir que cedeu à pressão popular quando na verdade aproveitou para gastar ainda menos do que se a correção fosse dos 4,5% que havia proposto inicialmente.

Quanto aos políticos que aceitaram o acordo em nome do povo, será que não entendem nada de matemática ou também foram enganados pelo governo?

*O Auditor Fiscal Pedro Delarue é ex-presidente da DEN do Sindifisco Nacional e associado da Unafisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.